Psicanálise e
Parapsicologia
psicanálise | parapsicologia clínica | ansiedade | depressão | fobias | insônia | luto | problemas de relacionamento | regressão intra uterina | relaxamento com reprogramação mental | sindrome do pânico
Consulta Presencial e On Line
PSICANÁLISE
Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas.
A teoria da psicanálise, também conhecida por “teoria da alma”, foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud (1856 – 1939). De acordo com Freud, grande parte dos processos psíquicos da mente humana estão em estado de inconsciência, sendo estes dominados pelos desejos sexuais.
Todos os desejos, lembranças e instintos reprimidos estariam “armazenados” no inconsciente das pessoas e, através de métodos de associações, o psicanalista – profissional que pratica a psicanálise – conseguiria analisar e encontrar os motivos de determinadas neuroses ou a explicação de certos comportamentos peculiares dos seus pacientes, por exemplo.
A construção de si mesmo é um processo permanente. Investigar nossas convicções, como também incertezas, é fundamental para se construir modos saudáveis de interação, com o mundo e consigo mesmo. Um tratamento psicanalítico é uma modalidade específica de psicoterapia que tem por base a teoria psicanalítica: um método de investigação de conteúdos inconscientes, focado na compreensão do mundo interior, sempre singular, do indivíduo.
Quando vivências difíceis ou intensas são mal trabalhadas (silenciadas), elas podem resultar na formação de bloqueios, de padrões mentais, de armadilhas que criam impedimentos e dificultam o trajeto. Pela soma das vivências, na vida adulta acumulamos questionamentos, conflitos internos, dissabores, e as aflições que daí derivam devem ser exploradas, "analisadas". A psicanálise se ocupa disso, de desfazer certos "nós" que se formam na vida interior e evitar a formação de excessos (mecanismos de defesa exagerados, fugas, sofrimentos desnecessários) em que nossa vida psíquica ocasionalmente se esbarra.
COMO FUNCIONA UMA ANÁLISE?
Análise é um processo terapêutico ancorado na teoria psicanalítica, que visa investigar os processos inconscientes e a forma como estes afetam e condicionam nossas vidas, entendendo as diversas manifestações de sofrimento psíquico como sintomas de conflitos de ordem inconsciente.
Tem como regra primordial a “associação livre”, na qual o analisante deve deixar fluir as palavras, expondo sua cadeia de significantes com o mínimo de censura possível. É quase como pensar em voz alta tendo um ouvido afinado como testemunha.
Através da escuta, o psicanalista busca interpretar o conteúdo de algumas representações mentais tais como lembranças, sonhos, desejos e pensamentos. Bem como a forma com que eles interagem e se modificam ou se fortalecem ao longo de nossas vidas.
O motor principal para que isso ocorra é a “transferência” - vínculo entre analisante e analista - na qual o primeiro encontra traços de identificação com o segundo, o que lhe permitirá sentir-se seguro e confortável no setting analítico.
A análise do inconsciente se trata da interpretação dos traços que nos constituem enquanto sujeitos e de uma possível reelaboração daquilo que nos tornamos.
PARAPSICOLOGIA
A Parapsicologia Clínica é um processo terapêutico que difere-se dos modelos clássicos de terapias, pois concentra-se principalmente na busca da origem no Subconsciente, local onde estão armazenadas as crenças, traumas, medos, personalidade, sentimentos, aprendizagem, memórias, padrões de pensamentos, dentre outras funções que conduzem, inconscientemente, o nosso Ser. Portanto, através das técnicas mentais e o processo terapêutico da Parapsicologia Clínica, é possível acessar essas informações e ressignificá-las, ou seja, dar um novo significado a informação original. Sendo assim, ao transformar a situação internamente, transformará a relação externa.
Os benefícios desta terapia são: a) desenvolver e estabelecer metas e objetivos pessoais, profissionais ou sociais; b) controlar, modificar ou eliminar hábitos, vícios, traumas, crenças, fobias ou medos; c) controle de transtornos mentais como depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico; d) orientação em problemas de relacionamento familiar, social, profissional, conjugal e sexual; e) despertar o autoconhecimento e evolução espiritual; f) promove a qualidade de vida e saúde mental, etc.
As técnicas utilizadas são: hipnose; reprogramação mental; regressão de memória; programação neurolinguística (PNL); relaxamentos físico-mental e outras técnicas.
Por isso, a Terapia de Orientação Parapsicológica é para você, seu bem estar e sua evolução. Para você descobrir seu potencial psíquico subconsciente, equilibrá-lo e colocá-lo a trabalhar em seu favor.
Regressão Intra Uterina
É um processo terapêutico, onde o consulente é conduzido a um estado de relaxamento profundo, podendo acessar, sentimentos que deram origem às situações e traumas do presente. O conteúdo aflorado é organizado e resignificado, de forma com que o consulente retorne para o AQUI e AGORA, com o “problema”, motivo da consulta, compreendido.
A Cura ocorre pela compreensão, muitos de nossos medos, fobias, traumas tem origem neste período de vida. Os resultados são surpreendentes.
Relaxamento com Reprogramação
Só procuramos ajuda terapêutica, quando de alguma forma, o que estamos vivendo esta nos causando sofrimento ou quando a nossa forma pensar segue padrões e crenças limitantes, como por exemplo: Eu não consigo, Eu não sou capaz, Me sinto feio(a), etc… Nós criamos nossa realidade a partir daquilo que pensamos e criamos em nossa mente.
Um exemplo prático disso: Uma caneta especifica, antes dela existir como matéria, ela existiu no pensamento de alguém. O que você vive em sua vida, hoje vem sendo o resultado daquilo que você tem pensado, e acreditado SER e poder fazer.
Quando o consulente chega no consultório, apresenta a queixa a ser trabalhada, é induzido a um relaxamento profundo mental, onde ele acessa um nível de consciência profunda, de uma forma com que seu subconsciente seja reprogramado, através de quebra de paradigmas, afirmações positivas e visualizações que alteram sua forma de ver e sentir a vida
Depressão, Síndrome do Pânico
A verdadeira terapia é aquela que, independente das técnicas utilizadas, consegue enxergar um SER HUMANO, que precisa de um olhar de acolhimento. Quando alguém nos procura, é porque não está mais dando conta da vida, não esta suportando a dor da sua alma.Sempre que alguém tenta suicídio, não é porque quer morrer, e sim matar a dor que sente, matar o insuportável que esta lhe matando, dia após dia.
Porém, em nossa sociedade, há uma cultura inconsciente, que faz com que as pessoas escondam seus sofrimentos, onde parece que só é permitido ser feliz, e isso vem causando avalanches emocionais, destruindo vidas e famílias. É preciso procurar ajuda multidisciplinar, o processo terapêutico e medicamentoso é de extrema importância para uma recuperação saudável. Entender a mente, e mais ainda, entender que a mente MENTE, e nos faz reféns, nos ensina a ficar alertas, atentos aos nossos pensamentos, para que possamos escolhê-los diariamente, assim como escolhemos os alimentos que nutrem nosso corpo. Perceba os sinais de quem precisa da sua ajuda, procure ajuda de um profissional da área, e entenda como lidar com estes estados mentais predominantes.
Ansiedade
Achar que a alimentação é a única responsável pelo aumento de peso na balança, é o mesmo que acreditar em pescar salmão na superficialidade da praia. Salmão é um peixe de águas profundas, assim com a origem da obesidade. É aquilo que você não vê, que te faz engordar, pois está no inconsciente.
Quando alguém esta obeso, de alguma forma esta nutrindo mais tristeza do que alegria em seu interior, e a tristeza engorda. Podemos também entender que a gordura é uma espécie de proteção, onde o obeso se protege de alguma forma, mesmo que inconsciente, do mundo ao seu redor. Sapos também engordam, você sabia? O saber dizer não e deixar de engolir sapos, coisas desagradáveis que acabamos engolindo, é outro aspecto que precisa ser analisado no processo psicoterapêutico. Toda vez que você sentir vontade imensa de comer um doce, se pergunte, o que esta faltando aqui dentro que eu estou procurando lá fora. A obesidade é a ansiedade transferida para o prato. O tratamento é multidisciplinar, vamos entender a ansiedade e como se livrar dela, aprender a viver no aqui e agora, cuidar da nossa nutrição e através de uma psicoterapia eficaz, compreender o que esta gerando a obesidade realmente. A parapsicologia clinica atua na raiz do problema, e tem alcançado resultados significativos na CURA e prevenção da ansiedade e seus derivados clínicos.
Interpretação dos sonhos
Algumas pessoas dizem que não sonham, e outras dizem que sonham muito, mas que os sonhos são confusos e sem significado lógico.
Todos nós sonhamos, porém muitas vezes esquecemos dos sonhos. Quanto maior a importância que damos aos sonhos, mais costumeiramente sonharemos.
O sonho corresponde a um dos estados do sono, e seus estudos vêm desde a antiguidade, onde o sonho surge como uma espécie de visão ou presságio.
No antigo testamento, o sonho era uma manifestação do poder e da sabedoria divina, onde os sonhos eram proféticos ou simbólicos. O sonho era considerado um canal privilegiado de comunicação com o divino. Para Freud, o pai da psicanálise, que publicou em 1895, a obra interpretação dos sonhos, o sonho é a expressão de um desejo irrealizado e a liberação de um instinto reprimido. Para a parapsicologia clinica, os sonhos são cartas do inconsciente, que precisam ser abertas e interpretadas, a interpretação dos sonhos tem relação com o significado que cada elemento do sonho tem para com quem esta sonhando. Numa terapia de interpretação de sonhos, o psicoterapeuta leva o consulente a entrar em conexão com os diversos elementos oníricos e seus significados, como: ambiente do sonho (Cenário), natureza, personagens, emoções registradas, sensações, cores ( preto e branco ou colorido), tempo ( passado, presente ou futuro), interações sociais e suas características, e como isso tudo tem relação com a vida de quem sonhou. É uma terapia de grandes resultados, que faz com que o consulente aprenda a interpretar os seus sonhos e os seus significados intrínsecos, e o quanto isso afeta seu cotidiano.