Estudar de novo? Já fiz esta pergunta para mim mesmo várias vezes. Sempre gostei de estudar, mas confesso que algumas vezes não via a hora de terminar, de estar formado. Assim foi o segundo grau, filosofia, teologia e parapsicologia. E quando penso que agora basta… surge mais uma oportunidades. Tudo isso me fascina, me encanta … principalmente porque após cada curso não sou mais o mesmo. Isto é fantástico. Evoluir é preciso. Sendo padre, parapsicólogo e professor vejo a necessidade de se preparar e evoluir cada vez mais.
Hoje, surge mais uma oportunidade: Pós Graduação em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-estar e Autorrealização pela PUC-RS. Pensei e refleti muito. Tempo, estudo, dedicação, provas, TCC e o mais difícil, dinheiro… Uma pós não é nada barato, ainda mais com professores tão renomados. Mas, como escrevi no meu primeiro livro, é preciso ACREDITAR. E é isto que vou fazer. Diante de professores tão renomados, não dá para deixar para trás esta oportunidade. Se queremos algo, é preciso lutar. Sacrifícios fazem parte da vida.
Agora, iniciar mais uma etapa, PÓS GRADUAÇÃO. Aprendendo hoje para ensinar amanhã.
Eis aí os meus professores. Simplesmente, os melhores.
MARTIN SELIGMAN – Psicólogo e professor, é diretor do Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia (EUA), com foco em psicologia positiva, depressão, otimismo e prospecção. É conhecido como “pai da Psicologia Positiva”, autor de diversos livros, sendo “The Hope Circuit” e “Positive Psychotherapy” os mais recentes. Foi presidente da Associação Americana de Psicologia (APA) e já recebeu diversos prêmios por sua contribuição científica para o tema Psicologia Positiva.
MIHALY CSIKSZENTMIHALYI – Doutor em Psicologia pela Universidade de Chicago (EUA), professor de Psicologia e Gestão na Claremont Graduate University (EUA), chefe do Departamento de Psicologia da mesma universidade e do Departamento de Sociologia e Antropologia do Lake Forest College (EUA). É fundador e codiretor do Centro de Pesquisa de Qualidade de Vida (QLRC), instituto de pesquisa sem fins lucrativos que estuda a psicologia positiva, e conhecido por suas pesquisas sobre Flow, um conceito psicológico que ele introduziu em seu best-seller “Flow: The Psychology of Optimal Experience”. Membro da Academia Americana de Educação, da Academia Americana de Artes e Ciências e da Academia Nacional de Estudos de Lazer.
DANIEL GOLEMAN – Daniel Goleman, Ph.D., nasceu em Stockton na Califórnia em 1946. Frequentou o Amherst College e a Universidade da Califórnia em Berkeley e formou-se em Amherst. Ele cobriu as ciências comportamentais e o cérebro do The New York Times por 12 anos. Lecionou na Universidade de Harvard, onde recebeu seu Ph.D. e foi editor sênior da Psychology Today. Seus livros incluem Inteligência Emocional, Trabalhando com Inteligência Emocional, Mentiras Vitais, Verdade Simples, A Mente Meditativa, O Cérebro e Inteligência Emocional: Novos Insights e, como co-autor, O Guia do Consumidor para a Psicoterapia.
LEANDRO KARNAL – Historiador com especialização em História da América, doutor em História Social pela USP, com pós-doutorado pela UNAM (México) e pelo CNRS (Paris), professor e escritor. Sua formação une História Cultural, Antropologia e Filosofia, e suas publicações abordam temas como ensino, filosofia, história, política e comportamento.
ROBERT KEGAN – Psicólogo, professor, pesquisador, escritor e consultor sobre aprendizagem de adultos e desenvolvimento profissional. É cofundador e diretor da Minds at Work, professor da Harvard Graduate School of Education (EUA), presidente-educacional do Institute for Management and Leadership in Education, codiretor de um programa conjunto com a Harvard Medical School (EUA) para levar os princípios da aprendizagem de adultos à reforma da educação médica, e codiretor do Change Leadership Group.
COREY KEYES – Psicólogo e sociólogo reconhecido por suas contribuições para a psicologia positiva. Foi membro da rede de pesquisa da Fundação MacArthur sobre o desenvolvimento bem-sucedido da meia-idade e copresidiu a Primeira Cúpula da Psicologia Positiva, realizada em 1999. É professor titular de Sociologia na Emory University (EUA), cofundador da Sociedade para o Estudo do Desenvolvimento Humano, além de consultor, trabalhando com a promoção da psicologia positiva para prevenir doenças mentais.
PAUL ZAK – Formado em Matemática e Economia pela San Diego State University (USA), tem doutorado em Economia pela Universidade da Pensilvânia (USA) e pós-doutorado em Neuroimagem pela Harvard University (USA). Conhecido como “Dr. Amor” graças às suas pesquisas que identificam como a ocitocina pode afetar o comportamento humano e suas relações de confiança e empatia, é diretor-fundador do Centro de Estudos de Neuroeconomia e professor de Economia, Psicologia e Gestão na Claremont Graduate University (USA).
CARLA FURTADO – Uma das duas únicas brasileiras formadas pelo Schumacher College (Inglaterra) e pelo GNH Centre (Butão) como Facilitadora FIB (Felicidade Interna Bruta). Desenvolve programas de felicidade com impacto real no engajamento dos colaboradores e na performance das empresas. É fundadora do Instituto Feliciência e participa dos principais eventos de Psicologia Positiva e Felicidade.
JAIRO BOUER – Médico psiquiatra, biólogo e mestre em Evolução Humana e Comportamento pela University College London (Inglaterra), trabalha com foco em prevenção, saúde e sexualidade. Colaborou com veículos como Folha de S.Paulo, Revista Época, MTV e CBN. É colunista do UOL, da Rede Atlântida de Rádios (RS e SC), da 89 FM (SP) e do Programa Encontro com Fátima Bernardes (Rede Globo). Autor dos livros “O Guia dos Curiosos: Sexo”, “Sexo & Cia” e da coleção Bate-Papo, que traz títulos como “Álcool, Cigarro e Drogas”, “Corpo dos Garotos”, “Corpo das Garotas” e “Primeira Vez”.
ALEXANDRE KALACHE – Expert em questões relacionadas ao envelhecimento. Mais especificamente, sua expertise inclui a epidemiologia do envelhecimento e o curso de vida, desenvolvimento de políticas intersetoriais (incluindo iniciativas amigáveis aos idosos), promoção de saúde, cuidados na velhice, direitos humanos e migração no contexto do envelhecimento e também as complexidades culturais mais gerais da revolução mundial da longevidade. Kalache é um pioneiro no estudo das questões do envelhecimento, com 40 anos de atividades dedicadas ao tema, como professor, funcionário público internacional e ativista junto a organizações não governamentais.
SILVIA KOLLER – Psicóloga e pesquisadora, foi pioneira no estudo sobre os aspectos positivos do comportamento de crianças em situação de rua. Lecionou em diversas universidades no Brasil e no exterior, foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento. É coordenadora do Centro de Estudos Psicológicos CEP-Rua, Consultora da European Research Council Executive Agency, do Conselho de Pesquisa de Ciências Humanas e da UNICEF na Zâmbia.
FILIP DE FRUYT – Mestre em Psicologia e em Ciências Biomédicas, doutor em Psicologia e professor de Psicologia Diferencial e Avaliação de Personalidade na Universidade de Ghent (Bélgica), onde foi diretor de estudos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Ex-presidente da Associação Europeia de Psicologia da Personalidade (EAPP), é membro fundador do EDULAB21, o Centro de Conhecimento do Instituto Ayrton Senna, apoiando, implementando e avaliando políticas educacionais de larga escala no Brasil. Também é membro da Sociedade de Psicologia Industrial e Organizacional (SIOP). Sua pesquisa envolve temas como traços adaptativos e mal-adaptativos, sua estrutura e desenvolvimento, manifestações transculturais da personalidade e psicologia da personalidade aplicada. Já projetou ou esteve envolvido na construção de uma série de ferramentas de avaliação psicológica bem conhecidas, como BZO, adaptações dos inventários NEO-PI-R / 3, HiPIC, DIPSI, PfPI, LIV, Loopbaanscreener, TD -12 e mais recentemente LOLA-W.
WILMAR SCHAUFELI – Doutor em Psicologia pela Universidade de Groningen (Holanda), professor de Psicologia do Trabalho e das Organizações na Universidade de Utrecht (Holanda), e de Pesquisa na KU Leuven (Bélgica), além de pesquisador na área de Psicologia da Saúde Ocupacional. É coautor do modelo Job Demands-Resources (JD-R), que atualmente é o modelo mais popular em Psicologia da Saúde Ocupacional, e membro da Academia Europeia de Psicologia da Saúde Ocupacional.
MARISA SALANOVA – Doutora em Psicologia e professora de Psicologia Social, especialista em Psicologia Organizacional Positiva pela Universitat Jaume I (Espanha), onde também é diretora da equipe de pesquisa da WANT_Work Organization Network. É sócia-fundadora e presidente da Sociedade Espanhola de Psicologia Positiva e autora dos livros “El engagement en el Trabajo”, “Psicología de la Salud Ocupacional”, “Desarrollo de recursos humanos a través del aprendizaje para el cambio”, entre outros. Também participa de associações científicas internacionais sobre o tema Psicologia Positiva, como EAWOP, IAAP, SOHP e IPPA.
HELDER KAMEI – Psicólogo, mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela USP, escritor, palestrante e professor. Fundou o Instituto FLOW de Psicologia Positiva, Coaching e Liderança, é presidente da Associação de Psicologia Positiva da América Latina e coautor do Programa Semente, programa de aprendizagem socioemocional. É autor do livro “Flow e Psicologia Positiva: Estado de fluxo, motivação e alto desempenho”, e coautor de “Psicologia Positiva: Teoria, Pesquisa e Intervenção”, “Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho” e “Educando Positivamente”.
TAMARA RUSSELL – Psicóloga clínica, artista marcial e neurocientista, traz uma perspectiva única e múltipla para seu ensino da atenção plena, terapia e pesquisa. Consultora e instrutora de atenção plena em diversos contextos, incluindo educação e saúde em todo o mundo, é diretora do Mindfulness Center of Excellence, organização dedicada à inovação e liderança de pensamento no campo da atenção plena com um foco particular em métodos de ensino de criatividade e mindfulness. Também é professora visitante no King’s College (Londres), dando palestras sobre os aspectos clínicos e neurocientíficos da atenção plena para estudantes de vários cursos de pós-graduação e conduzindo projetos de pesquisa exploratórios e inovadores, além de autora dos livros “Mindfulness in Motion” e “#whatismindfulness”, e de vários artigos acadêmicos que exploram inteligência emocional, atenção plena e saúde mental.
ANDRÉA PEREZ – É docente em Psicologia Positiva e idealizadora coordenadora da Rede e Portal Felicidade Agora é Ciência. Mestra em Sistemas de Gestão e especialista pós-graduada em Psicologia Positiva e Coaching, é criadora e condutora do Positive Mentoring e do Positive Meeting – grandes projetos na área de Psicologia Positiva para elaboração de projetos individuais e coletivos, no Brasil e no exterior. Atua com a modelagem Positive Upgrade Coaching e é coordenadora, na representação do Brasil, do Simpósio Luso-Brasileiro de Psicologia Positiva realizado em Lisboa.
EDGARD STUBER – Graduado em Engenharia Mecânica, mestre em Design Estratégico e doutor em Filosofia. É especialista e pesquisador de métodos de resolução de problemas complexos, processos de inovação e liderança em ambientes de alta incerteza e ambiguidade. Atua no campo da Educação Corporativa em organizações como Grendene, Hospital Albert Einstein e Instituto C&A, além de ser professor no Insper, FIA e Fundação Vanzolini.
GUSTAVO ARNS – Gustavo Arns de Oliveira é fundador da Escola Brasileira de Ciências Holísticas – Associação que promove eventos na área do autoconhecimento. Idealizou o Congresso Internacional de Felicidade – evento realizado em Curitiba anualmente que atrai milhares de pessoas do Brasil inteiro. É também o idealizador do Festival de Felicidade – evento gratuito de arte, cultura e gastronomia voltado a promover uma reflexão a respeito de bem-estar e Felicidade. Gustavo tem formação em Coach e presta consultoria para empresas que tem interesse em implementar práticas ligadas à felicidade e bem-estar. É coordenador do GBA Felicidade – transformando pessoas e organizações pelo ISAE/FGV e professor da Universidade Positivo. É professor convidado do Wholebeing Institute. Como palestrante que atuou em empresas como Exxon Mobil, VOLVO, Br Malls, BRDE, Great Place to Work, ABRH entre outras além de diversos Centros Universitários. Tem formação em Quantum Activist promovida pelo PhD em física Amit Goswami. É certificado pela Schumacher School em Ciências Holísticas e Economia para Transição e aluno da HSA – Happiness Studies Academy. É formado em direito pela PUC-PR e pós-graduado em direito constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional, foi diretor de ensino a distância no Centro de Estudo Jurídicos Curso Professor Luiz Carlos e é Co-Fundador da Liga Paranaense de Júri Simulado. É sócio da Oliver Language Center – Escola de Idiomas e coordenador nacional da escola de idiomas da faculdade Inspirar.
MARCELO AFONSO RIBEIRO – Livre Docente em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de São Paulo (2012). Professor visitante na Universidad Del Valle (Colômbia) e Université de Savoie (França). É professor convidado do European Doctoral Programme in Career Guidance and Counselling (ECADOC). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações e Orientação Profissional e de Carreira. Membro da UNESCO Chair in Lifelong Guidance and Counseling, da European Society for Vocational and Career Counseling Designing (ESVDC) e da Counseling Division da IAAP (International Association of Applied Psychology). Membro da UNESCO UNITWIN NETWORK in Lifelong Guidance and Counseling for international research and formation (2016-2019). Coordenador do GT da ANPEPP “Carreiras: informação, orientação e aconselhamento”.
Maravilhosos professores. Va em frente na sua evolução! Acredite e dissemine seu conhecimento e sua luz.
Sucesso sempre.